quarta-feira, 30 de maio de 2012

Projeto Páscoa


            A Escola Municipal Antônia Lopes e Alves, situada no Sítio Camurim, Governador Dix-Sept-Rosado, realizou o Projeto Páscoa, como atividade do Curso Tecnologias na Educação, tendo como público alvo os alunos do Ensino Infantil. Foi uma atividade planeja pelas cursistas Kétia Cristina e Raimunda Vilani. O mesmo, teve como objetivo criar situações de ensino –aprendizagem que venha motivar as crianças para o verdadeiro sentido da páscoa, a partir de diversas atividades que explorou o raciocínio lógico, a criatividade, a percepção, a coordenação motora, a socialização e a linguagem oral e escrita.    
         O projeto teve duração de três dias . No primeiro dia foi realizado rodas de conversa sobre a páscoa, músicas, dança e brincadeiras. No segundo dia, foi desenvolvido atividades escritas e de artes como confecção de máscaras de coelho e também pinturas no rosto. E no terceiro dia aconteceu a culminância do projeto, com celebração e entrega de ovos de chocolate para os alunos.
       Durante o desenvolvimento do projeto os alunos demonstraram muito entusiasmo e prazer na realização de todas as tarefas propostas. Portanto podemos constatar que o mesmo, foi de suma importância para os alunos, pois observamos ao término do projeto que os alunos compreenderam realmente o verdadeiro significado da páscoa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Páscoa

 
O Projeto Páscoa foi uma atividade planejada pelas Escolas de Ensino Infantil Melquíades Lopes da Costa e Antônio Martinho de Medeiros e serviu como uma experiencia no Curso de Tecnologias na Educação, para os professores Maria de Fátima de Oliveira, Margarida Jales, Magnólia Batista e Alzilene Vieira. Teve como base a data comemorativa Páscoa com o objetivo de compreender o verdadeiro sentido da Páscoa e o significado dos seus símbolos. Foram desenvolvidas atividades práticas lúdicas envolvendo a criança num contexto de solidariedade e valorização da vida. Iniciamos com conversas informais visando resgatar os conhecimentos prévios dos alunos, em seguida utilizamos quebra cabeça, pinturas, exposição de fotos através do data show,atividades mimeografadas e xerografadas, exposição dos símbolos e seus significados através de fantoches. Na culminância foram entregues máscaras de coelhos, e ovos de páscoa onde podemos perceber o interesse e entusiasmo das crianças durante a participação nas atividades desenvolvidas.





segunda-feira, 28 de maio de 2012

O desafio de converter informações em conhecimentos


Raimunda Vilani
          Atualmente estamos vivendo em uma sociedade em que o crescente avanço tecnológico está se acentuando cada vez mais e nós não estamos preparados para isso. Cada dia nos deparamos com inovações tecnológicas onde nos deixa preocupados pois o tempo que nos dedicamos para aprender torna-se insuficiente. Diante desta realidade vemos que a sociedade não apenas exige mas torna-se necessário e indispensável para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e econômico de todo cidadão. A demanda crescente de desenvolvimento tecnológico requer da sociedade nova cultura de aprendizagem contextualizando o conhecimento adquirido. Para transformar essa cultura do conhecimento é necessário investir na aprendizagem por que mesmo com novas fontes tecnológicas ainda se torna prioridade a competência cognitiva dos leitores onde se caracteriza como principal fonte de informação a palavra escrita. Com as novas tecnologias da informação, a escola deixa de ser a primeira fonte de conhecimento para o aluno, pois o desenvolvimento tecnológico reservado ao âmbito escolar é mínimo. Diante deste contexto o que se pode fazer de acordo com (Pozo e Postigo 2000)” os alunos para terem acesso e darem sentido á informação proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhe permitam uma assimilação crítica de formação”. Para formar cidadãos que atenda uma sociedade aberta e democrática exige capacidade de aprendizagens e modos de pensamento permitindo-lhes utilizar estrategicamente a informação que recebem e transformar em conhecimentos exatos em saber ordenado. Segundo (POZO 2003) “Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade da informação para alguns, aqueles que puderam ter acesso as capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação.
        É necessário repensar uma nova cultura de aprendizagem , aprender a conviver com a diversidade com interpretações de toda informação para a partir delas construir o próprio ponto de vista. Mediante o ritmo da mudança e avanços tecnológicos e científicos em que vivemos não podemos prever quais conhecimentos devemos ter para enfrentar as demandas sociais, faz-se necessário a escola “Formar cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis eficazes e autônomos para enfrentar novos e imprevisíveis demandas de aprendizagens,”(Pozo e Postigo 2000).No entanto o conhecimento requer novos desafios além de competências de informações haja visto que com a demanda cada vez mais avançada de tecnologias quem não pode ter acesso a estas ,fica restritamente empobrecido. Desta forma compete a sociedade buscar e apropriar-se dessas novas formas de aprendizagens que é um dos maiores desafios a ser enfrentado pelo sistema educacional.

As mudanças sociais e os avanços tecnológicos

Gilberlânio Pinheiro
           Com os avanços tecnológicos e a modernização que o mundo vem passando, nas últimas décadas, cada vez podemos ver as mudanças que vem ocorrendo na sociedade atual, principalmente na busca pelo conhecimento para nos mantermos atualizados e informados, pois tudo ocorreu de forma muito rápida. Cada dia que passa o homem cria algo novo e lança para a sociedade, então nós como profissionais de diferentes áreas precisamos viver em constante busca pela informação para nos mantermos atualizados e desenvolver melhor e de forma mais satisfatória nossas funções no cotidiano, seja em nossos lares, na rua, no trabalho, onde que quer estejamos, segundo o texto, temos que investir no conhecimento e seguramente na aprendizagem, ou então, seremos como verdadeiros objetos descartáveis, pois a informação é algo fundamental na vida das pessoas. Não devemos nos tornar seres limitados de conhecimento, devemos sempre nos permitir a buscar algo novo, sempre que preciso buscar inovar nossos conhecimentos, nossas práticas diárias, pois só assim seremos capazes de enfrentar as dificuldades que o sistema educacional entre outros nos colocam todos os dias diante e nós, seja como profissionais ou como cidadãos.

Registrando nossas Aprendizagens

      Após o estudo de alguns textos, os professores socializaram suas reflexões e novas aprendizagens. Registro aqui alguma dessas contribuições.

MISMA ALVES
A Educação numa nova perspectiva de aprendizagem

     Atualmente se vivencia mais do que em todos os tempos uma aprendizagem considerada relativa uma vez que através de dados estatísticos se pode constatar um crescente fracasso escolar , prolonga-se o espaço de tempo para se processar a aprendizagem. Por outro lado afirmamos a exigência de se aprender muitas cosias ao mesmo tempo , visado o crescimento do sujeito. Nessa nova cultura tona-se necessário novas formas de aprendizagem, assim existe a necessidade de investir no conhecimento e na sua aprendizagem. Hoje é possível outras formas de aprender, mesmo que o individuo não esteja enquadrado dentro dos padrões dos requisitos citados para que uma pessoa seja considerada letrada, pode-se fazer uma leitura sem saber ler (manusear um celular sem saber ler) Isso é considerado como criação de uma nova aprendizagem que a escola por sua vez tem o papel de ampliar e tornar acessível esses conhecimentos.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Socializando nossos Saberes

             Este blog tem como objetivo, compartilhar conhecimentos através da socialização das atividades e projetos realizados durante o Curso de Tecnologias na Educação. Neste espaço temos a oportunidade de aproximarmos nossas escolas pelo troca de experiências, buscando encontrar estratégias que possam melhorar o rendimento e a qualidade da prática de sala de aula. Temos ainda a portunidade de conhecermos algumas atividades realizada em diferentes escolas.