segunda-feira, 28 de maio de 2012

O desafio de converter informações em conhecimentos


Raimunda Vilani
          Atualmente estamos vivendo em uma sociedade em que o crescente avanço tecnológico está se acentuando cada vez mais e nós não estamos preparados para isso. Cada dia nos deparamos com inovações tecnológicas onde nos deixa preocupados pois o tempo que nos dedicamos para aprender torna-se insuficiente. Diante desta realidade vemos que a sociedade não apenas exige mas torna-se necessário e indispensável para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e econômico de todo cidadão. A demanda crescente de desenvolvimento tecnológico requer da sociedade nova cultura de aprendizagem contextualizando o conhecimento adquirido. Para transformar essa cultura do conhecimento é necessário investir na aprendizagem por que mesmo com novas fontes tecnológicas ainda se torna prioridade a competência cognitiva dos leitores onde se caracteriza como principal fonte de informação a palavra escrita. Com as novas tecnologias da informação, a escola deixa de ser a primeira fonte de conhecimento para o aluno, pois o desenvolvimento tecnológico reservado ao âmbito escolar é mínimo. Diante deste contexto o que se pode fazer de acordo com (Pozo e Postigo 2000)” os alunos para terem acesso e darem sentido á informação proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhe permitam uma assimilação crítica de formação”. Para formar cidadãos que atenda uma sociedade aberta e democrática exige capacidade de aprendizagens e modos de pensamento permitindo-lhes utilizar estrategicamente a informação que recebem e transformar em conhecimentos exatos em saber ordenado. Segundo (POZO 2003) “Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade da informação para alguns, aqueles que puderam ter acesso as capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação.
        É necessário repensar uma nova cultura de aprendizagem , aprender a conviver com a diversidade com interpretações de toda informação para a partir delas construir o próprio ponto de vista. Mediante o ritmo da mudança e avanços tecnológicos e científicos em que vivemos não podemos prever quais conhecimentos devemos ter para enfrentar as demandas sociais, faz-se necessário a escola “Formar cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis eficazes e autônomos para enfrentar novos e imprevisíveis demandas de aprendizagens,”(Pozo e Postigo 2000).No entanto o conhecimento requer novos desafios além de competências de informações haja visto que com a demanda cada vez mais avançada de tecnologias quem não pode ter acesso a estas ,fica restritamente empobrecido. Desta forma compete a sociedade buscar e apropriar-se dessas novas formas de aprendizagens que é um dos maiores desafios a ser enfrentado pelo sistema educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário